segunda-feira, 12 de março de 2018

TEXTO 3

Astronomia

Astronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir da observação dos astros. Ela estuda o universo e os fenômenos que nele ocorrem.

Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.

No início, o conhecimento astronômico estava baseado essencialmente na observação dos astros e fenômenos visíveis a olho nu (o sol, a lua, o dia, a noite, as marés, as fases da lua etc), e se misturavam ao senso comum, à religião e às lendas, uma vez que vários povos acreditavam que esses astros eram deuses e que os fenômenos originados por eles dependiam do seu humor ou vontade. Assim, chineses, egípcios, assírios e babilônicos já observavam o espaço para determinar a contagem do tempo, utilizavam o sol e a lua para elaborar seus calendários, definir o melhor período para o plantio e colheita e para se localizar no espaço.

Na Grécia Antiga, diversos estudiosos realizaram pesquisas e formularam teorias sobre o Universo, algumas delas foram contestadas e outras são aceitas até hoje como, por exemplo, a teoria da esfericidade da Terra, de Pitágoras; o ano com duração de 365 dias e 6 horas, proposto por Eudóxio de Cnido; as explicações de Aristóteles para as fases da lua e os eclipses solar e lunar.

Com o passar do tempo a astronomia se afastou do senso comum e das religiões, desenvolvendo-se a partir da incorporação de novos conhecimentos obtidos a partir da interação com outras ciências, como por exemplo a Física, a Química a Biologia, a Geografia e das novas tecnologias, que passaram a ter um papel fundamental na observação dos astros e nas investigações dos fenômenos astronômicos.

Hoje essa ciência está dividida em vários ramos (Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Planetologia etc), e ainda influencia muitas outras ciências, uma vez que o interesse pelo espaço não está restrito à Astronomia e a resposta de muitas perguntas nas demais ciências depende do conhecimento do espaço.

Além disso, com o desenvolvimento das novas tecnologias, essa ciência se tornou informatizada, possuindo telescópios capazes de fotografar milhares de estrelas e gerar imagens muito nítidas, sondas vasculham o espaço próximo, produzindo uma série de informações que elevam a qualidade da pesquisa astronômica.

Sendo assim, a Astronomia atualmente é uma ciência bastante consolidada no mundo contemporâneo, pois o espaço sempre despertou muito interesse e a tecnologia atual favorece a busca de conhecimento sobre ele.


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/astronomia.htm

quarta-feira, 7 de março de 2018

TEXTO 2

NOSSA GALÁXIA

QUAL É O NOSSO ENDEREÇO?

No Universo existe um número gigantesco de estrelas, sistemas de estrelas e sistemas planetários. Os sistemas de estrelas são compostos por estrelas que giram em torno de outras. Nos sistemas planetários, são os planetas que giram em torno de estrelas.


Para nós, a estrela mais importante é o Sol, o centro do nosso sistema planetário, que chamamos de Sistema Solar. 

E o Sol é mesmo o centro das atenções! Em torno dele, orbitam oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além de no mínimo 61 satélites, milhares de asteroides e cometas.

O Sistema Solar fica dentro de uma galáxia, a Via Láctea, um gigantesco aglomerado com mais de 100 bilhões de estrelas e muitas nebulosas (nuvens de poeira e gás). Mas o Sistema Solar não é a única estrela desse show cósmico. É bem provável que existam muitos outros sistemas planetários dentro da nossa própria galáxia.

Nossa galáxia foi batizada de "Via Láctea" porque quando ela é vista no céu noturno, uma faixa branca e nebulosa cortando o escuro, se parece com um caminho leitoso ("láctea" é um adjetivo que vem de "leite"; e "galáxia" vem do grego "galaktikos", que quer dizer "branco leitoso". Existe até uma lenda grega que explica esse nome! ).

Então isso significa que nossa galáxia tem a forma de uma faixa? Não é bem assim. Na verdade, ela tem a forma de um disco. Mas, como o Sistema Solar está situado numa extremidade da galáxia, temos, daqui da Terra, um ponto de vista lateral. É a mesma coisa quando você olha um CD, por exemplo. Visto de cima, ele tem a forma de um disco, mas se você o vê de lado, ele é apenas uma faixinha estreita.

Ilustração da Via Láctea vista de lado.


E ainda por cima, a galáxia é cheia de poeira... Não acredita?


Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/galaxia.htm